terça-feira, 19 de novembro de 2013

CONVERSA COM LEITORES - Henrique alvatti - Termostato - 16/11/13

De: HenriqueAlvatti
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 16/11/13

Tô com um probleminha aqui com meu termostato da HOPAR, a luz que indica o funcionamento saiu do lugar e agora fica difícil saber se está ligado ou não. Saberia me dizer se é possível desmontá-lo para recolocar a luz no lugar? Um abraço e até mais ver meu amigo.


Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 16/11/13

Acho que é possível sim. Com muito cuidado.


De: HenriqueAlvatti

Já desmontou algum ou nunca teve esse problema que eu tive agora? Eu vou tentar desmontá-lo somente na segunda pois se caso não der certo terei como comprar outro né.


Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):

A luz é muito importante para vc? Se está funcionando eu não mexeria em nada. Eu já desmontou o meu Hopar de inox. Mas foi para ajustar o termostato. É meio delicado o negócio.


De: HenriqueAlvatti

É porque esse termostato está no aquário pequeno e eu não tenho termômetro nele, então eu não sei quando ele tá ligado já que não tenho como monitorar a temperatura entendeu. Se puder me explicar como fez pra abrir o seu (se tiver tempo é claro) eu tento fazer aqui no meu e ver no que dá. Se não vou ter que tentar ver com o lojista onde comprei pra ver se ele me troca, o pior é que eu nem lembro se ainda tá na garantia. Mesmo assim valeu, um abração e bom fim de semana pra você. 

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):

Henrique,

Vou tentar descrever um problema que tive com um termostato que comprei em setembro de 2013.
Comprei um termostato da hopar para suprir o frio fora de época que assolou São Paulo no mês de setembro de 2013.
Tratou-se de um modelo de inox com potência de 300W.
Quando instalei em meu aquário, ajustei o disco na parte superior para uma temperatura de 31ºC e inseri no aquário.
Notei então que ele desligava rapidamente e a temperatura do aquário não subia. Pensei estar com defeito, mas como comprei em um lugar que só abre durante a semana e no horário comercial, ficava difícil conseguir tempo para ir trocar.
Decidi então desmontar para tentar consertar.

Este modelo que eu comprei é um pouco diferente dos demais. Por ter o corpo em aço inox, facilita a transferência de calor e também não quebra.
Para desmontar, tive que retirar a tampa que fixa o disco giratório para ajuste de temperatura. Esta tampa é só encaixada, mas se torna um pouco difícil de retirar devido ao furo que passa o cabo de força sem bem justo. Assim, o cabo de força oferece uma certa resistência à saída da tampa, mas com jeitinho se consegue deslizar.
Afastando a tampa da cabeça do termostato já é possível ver o sistema de ajuste de temperatura. No meu caso o que aconteceu foi o seguinte, como a tampa possui dois resaltos no plástico que funcionam como fim de curso para o disco giratório, não dava para girar o disco além daquele limite. Então, com o disco desmontado e sem limites, eu girei o pino interno que ajusta a temperatura até um ponto em que o termostato permanecia ligado aqucendo a água de um balde até a temperatura de 30ºC. Daí foi só montar novamente o sistema com a seta da tampa posicionada na indicação de 30ºC do disco e proto. Resolvi meu problema.

Antes de montar tudo, eu retirei o corpo de inox para ver as resistências do aparelho. Lá dentro é tudo bem compactado e apertado. Dá medo de desmontar e não conseguir montar novamente. Por isso eu acho que se o termostato já está ajustado para a temperatura que se deseja e funcionando bem, não vale a pena desmontá-lo.
Mas se desejá-se desmontar para acertar o alinhamento da luz piloto, dá para fazer com muito cuidado. ainda mais com o que você possui que deve ter o corpo de quartzo que é muito frágil.

Boa sorte amigo

Ricardo Bordin
Aquabeginner

Nenhum comentário:

Postar um comentário