AQUÁRIO PLANTADO - SERÁ QUE EU CONSIGO?
Olá pessoal. Iniciantes do mundo do aquarismo como eu, começam este hobby com aquários pequenos e muitas vezes, misturando peixes que vivem em tipos diferentes de água não é mesmo.
Eu mesmo montei um aquário ácido e já tive alguns peixes que naturalmente vivem em águas alcalinas.
A decoração utilizada geralmente é composta de enfeites, e plantas artificiais que não necessitam de muitos cuidados e não interferem no ecosistema do aquário, simplificando a manutenção e reduzindo as chances de que ocorra acidentes provocados por erros de operação do aquarista.
Contudo, ao passar dos meses, vamos aprendendo mais e mais através de pesquisas na internet, youtube, artigos digitais e escritos em revistas e jornais, livros, etc, e chega o momento que precisamos mexer em algo no aquário, pois somente a atividade de limpeza do mesmo e a alimentação dos peixes já não é suficiente para nós. Queremos algo mais, necessitamos de um novo desafio para aplicar o que foi aprendido com o passar dos meses estudando os mais variados assuntos.
Nesse estágio, várias perguntas aparecem em nossas cabeças. Será que está na hora de eu montar ou transformar meu aquário de iniciante em um aquário plantado? Vou conseguir fazer sem "matar" meus peixes?
Isso tudo aconteceu comigo e creio que deve ter acontecido com muitos de voces. Vamos então discutir o assunto para que esta mudança seja feita com o mínimo de impacto negativo possível e sem muito stress.
Vamos listar algumas perguntas importantes que devemos ter as respostas antes de mexer em qualquer coisa:
Vamos listar algumas perguntas importantes que devemos ter as respostas antes de mexer em qualquer coisa:
- Quais tipos de plantas vou utilizar?
- Qual a iluminação adequada para as plantas escolhidas?
- Qual o substrato fértil mais adequado para as plantas escolhidas?
- Quanto CO2 dissolvido é recomendado para as plantas escolhidas?
- Quais são os fertilizantes sólidos e líquidos disponíveis e recomendados para a configuração escolhida?
- Quais são os testes disponíveis no mercado que devo adquirir para monitorar os parâmetros da água?
Acho que podemos iniciar a discussão.
As plantas aquáticas realizam funções variadas e essenciais num aquário. São um elemento necessário para o ciclo natural de limpeza. Em combinação com microorganismos, as substâncias orgânicas, como os excrementos dos peixes e os restos de comida, são processadas de tal modo que podem ser aproveitadas pelas plantas como nutrientes. Na fotossíntese, as plantas produzem oxigénio e enriquecem a água com este elemento vital.
É só com a presença de plantas que um aquário tem um aspecto exótico e decorativo. Os jogos de luz, criados pelos reflexos de água e as plantas que se movimentam na corrente de água são, sem dúvida, fascinantes. As plantas oferecem aos habitantes do aquário condições naturais, a possibilidade de dividir territórios e encontrar refúgios e comida.
Quanto melhor funcionar o ciclo natural da limpeza, menos serão os trabalhos necessários para a manutenção. Terá mais alegria com o seu aquário ou lago.
Só as plantas é que permitem que um aquário seja criado de acordo com a natureza e mantenha a sua especial fascinação exótica. As plantas oferecem aos peixes e a outros habitantes aquáticos a possibilidade de se esconder e formar territórios. Deste modo, o stress para os peixes é reduzido. Para alguns animais, as plantas servem de alimento, o que nem sempre é motivo de contentamento para o dono.
Os peixes sentem-se bem em aquários com uma ótima vegetação e vivem de modo mais saudável. Mostram que gostam de nadar e revelam as suas cores esplêndidas – é uma alegria para o aquariófilo.
Para uma manutenção bem-sucedida de plantas aquáticas, há que conhecer e satisfazer as suas necessidades, entre as quais se encontram, essencialmente, as seguintes:
• Luz
• Fertilização equilibrada de nutrientes
• Fornecimento de CO2
Um abraço a todos.
AQUABEGINNER
http://www.youtube.com/user/
-->
Nenhum comentário:
Postar um comentário