De: Fabiano Kempfer
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 27/10/13
Boa noite Ricardo, o meu aquário seria entre 90 a 100 lt o PH varia muito eu deixo entre 6,5 mais essa semana eu troquei a água parcial e o PH abaixou muito e perdi um pansus, lábeo e uma cobra d água cascudo eu só tenho um pois os outros morreram e isso esta me deixando irritado na sei o que eu faço.
Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 27/10/13
Bom, vamos lá...
Primeiramente calma. Nós vamos aos poucos estabilizar tudo ok. Pode ser que demore um pouco, mas vamos conseguir. Temos que ter paciência neste momento.
Vou ser um pouco chato neste primeiro momento, mas faça o que for possível para colaborar ok.
Cahato no sentido de cobrar de vc informações mais precisas. Vou colocar uma lista de características que vc deverá preenguer com absoluta precisão. Tem que conferir e confirmar com bastante critério todas as informações que vou pedir a seguir. Sem isso não consigo te ajudar.
Por exemplo: ph, não quero ler mais ou menos! me diga o que realmente acontece com ele. Para quanto ele vai quando faz a TPA e para quanto cai até a próxima TPA.
Segue a lista:
1. TPA: de quanto em quanto tempo ela é feita e quantos litros são trocados?
2. ph: Qual o ph antes da TPA e após ela?
3. Qual produto vc utiliza para fazer o condicionamento da água? ex Prime, Aqua safe, etc.
4. Qual o produto vc utiliza como acidificante? ex Acid, Discus Buffer, etc
5. Quanto tempo faz que montou seu aquário?
6. Você disse que tem um filtro hang on não é mesmo? Hang on é aquele que fica pendurado no vidro do aquário. Confirme para mim. Se for este, me descreva o modelo e o que tem dentro dele. Já me disse que a vazão dele é de 980l/h.
7. O que vc possui dentro do seu aquário? Qual o tamanho aproximado do tronco? Plantas? Peixes (Não entendi bem quantos e quais os tipo que restaram)?
8. Qual a temperatura vc deixa ajustado em seu aquário? Possui termostato né?
9. Como é a iluminação? que tipo de iluminação usa e deixa ligado por quanto tempo?
10. Quais os produtos que vc têm posto em seu aquário ultimamente? ex: fertilizantes para plantas, remédios, novas plantas, novos enfeites.
11. Quais alimentos vc oferece aos seus peixes? Informe marca, quantidade oferecida, se usa alimentos alternativos e quantas vezes por dia.
12. Você faz testes periódicos na água de seu aquário? Isto é fundamental. Pelo menos até o sistema estabilizar e seus peixes pararem de morrer. Preciso que informe o nível de amônia, nitrito e dureza da água. Se não tiver como testar tudo, pelo menos a amônia vai ter que testar. O teste de amônia da labcon custa +/- R$25,00. Providencie ok.
13. Os peixes atualmetne estão apresentando algum comportamento ou característica física anormal? Como perda de apetite, mudança na coloração, perda de equilíbrio, pintas brancas no corpo, tufos brancos ou nadadeiras corroídas, descamação?
Se lembrar-de de algo relevante que tenha feito em seu aquário ultimamente, favor informar.
Com todas essas perguntas respondidas vou ter boas chances de te indicar o melhor caminho para estabilizar seu sistema.
Responda o quanto antes ok.
Mais uma vez eu te peço paciência, pois esses problemas são comuns para todos os iniciantes, sem excessão.
Todos os experiêntes aquaristas já passarm por isso ok.
Abraço amigo.
De: Fabiano Kempfer
Boa tarde Ricardo
Olha o aquário tem C=60 x L 30 x A = 40 a TPA eu faço uma vez por mês sempre começo do mês para não passar muito tempo sem fazer no mesmo tempo eu substituo o carvão e lá do filtro, ontem eu medi a TPA ela estava muito baixa pois fiz a troca sábado hoje fiz de novo e fiquei feliz ela esta em em 6,8 , o condicionamento da água eu não faço pois não sei como faço pois quando comprei o aquário na loja não me disseram em fazer só falaram em substituir a água e fazer a sifonagem uma vez por mês,e uso um filtro deionizador para retirar o cloro da água, o aquário eu montei já faz um ano e meio que tenho pois quando comprei na loja ele já estava montado, o filtro hang on e um jebo 508 980 l/h , os tronco eu tenho 3 cada um tem 200 mm cada tronco de aroeira, plantas eu não tenho só pedras e areia, sobre peixes so me restaram 2 pangasus 2 botia 2 labeo 1 cascudo e 1 limpa vidro ,o aquecedor com termostato e de 100 w já esta regulado para em 28 graus pois aqui no sul e muito frio, a iluminação eu ligo quando eu chego em casa das 16 ate as 21 h, remédio eu uso pouco só as vezes seria o alcali para elevar o PH do aquário,sobre a ração eu tenho três tipos vario de cada dia ração alcom colours, bottom fish , tetra color e alimento uma vez por dia pois isso me recomendarão e cada vez eu alimento pouco pois se eu dar de mais sobra e os peixes não comem, sobre os testes eu já estou providenciando para comprar ,no momento os peixes não apresentam nenhuma mancha ou nenhuma outra coisa, pintas brancas no corpo, tufos brancos ou nadadeiras corroídas, descamação.
Acho que vai dar certo e só eu ter paciência mais vamos lá.
E OBRIGADO POR TUDO
Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Beleza Fabiano, já dá para começarmos.
Já consegui detectar alguns possíveis pontos de melhorias.
O termostato e a temperatura ajustada estão corretos. Todo o resto precisa de pequenas e médias alterações.
Uma única TPA por mês é muito pouco. Vocêsabe o significado da sigla TPA? Caso ainda não tenha percebido TPA quer dizer Troca Parcial de Água.
Sugiro que faça pelo menos 2 TPAs por mês. Eu tb tenho um aquário igual ao seu e faço 1 TPA por semana. Esse é o ideal.
Quanto ao seu filtro deionizador, sugiro abandoná-lo, pois é muito difícil mantê-lo funcionando perfeitamente sempre.
O tipo de aquário que vc possui não exige uma água 100% pura na troca. Em fim, gasta-se muito para ter o filtro funcionando direito e para um aquário de água doce ácido não requer tudo isso.
Quando for fazer uma troca, proceda da seguinte forma:
Tenha em mãos um condicionador de água que vai retirar todo o cloro e cloramina da água. O melhor na minha opinião é o PRIME da Seachem. É este que eu uso.
Pode usar a água da compania de abastecimento de sua região. A água da torneira mesmo. Pigue 2 gotas para cada 4 litros de água, ou seja, seu aquário tem 72 litros então procure trocar sempre uns 20 litros de água nas TPAs ok. Então para os 20 litros vai pingar 5 gotas de PRIME. Se optar por usar outro condicionador, veja a dosagem correta ok.
Depois de pingar o PRIME nesses 20 litros de água vc tem que ajustar o ph. Para isto recomendo que use um produto que se chama Discus Buffer. É um acidificante e tamponador que além de ajustar o ph para algo em torno de 6,6, também diminui a dureza da água melhorando o ambiente para os peixes de água ácida. Uma pitadinha é o suficiente para tratar os 20 litros de água. Pode deixar o ph da água nova em 6,8 mesmo.
Só de fazer isso seu sistema vai melhorar 300%.
Como vc tem troncos no aquário, o ph vai caindo ao longo da semana. Por isso recomendo que vc faça como eu e efetue uma troca de água por semana. Assim seu ph nunca estará variando tanto.
A iluminação deverá ser ligada preferencialmente das 8 da manhã às 18h. É necessário um período de luz acesa de pelo menos 19 ou 10 horas. Melhor que seja em um horário normal.
Uma boa dica também é usar a água do chuveiro nas TPAs. É mais fácil de deixar na temperatura correta que deve ser a mesma de seu aquário antes de trocar. Pode deixar com uns 31 graus e até vc pingar o condicionador, dar uma pitadinha de Discus Buffer ela já esfriou para uns 29 graus.
Acho que por enquanto é isso.
O Deionizador vc pode vender para alguém. Se livre disso pelo menos por enquanto. Se algum dia vc for montar um plantado ou um marinho vc volta a utilizá-lo, mas mesmo assim o filtro mais adequado é o de Osmose Reversa. O deionizador é apenas um tampa buracos. Mas por enquanto se concentre no seu sistema que não precisa de nada disso.
Quanto às rações, pode continuar com a Tetra Color, mas as demais eu substituiria pela Tropical Spirulina Super Forte ou Tropical Green Algae Wafers. São rações excelentes e adequadas para seus peixes de fundo.
Depois vc pode melhorar seu filtro retirando aquela placa biológica que vem dentro dele e comprar cerâmica Siporax para preencher o local. Uma boa tb é usar nas TPAs um ativador Biológico para repor a biologia perdida.
Não se esqueça de comprar um teste de amônia para monitorar de vez em quando e tenha sempre o teste de ph em mãos. O ph não pode ser descuidado nunca.
Abraço
De: Fabiano Kempfer
Ola Ricardo só não entendi a parte do filtro retirar a placa pois o meu já tem a cerâmica a espoja mais grossa e a lã ,acho que o resto vou providencia logo e fazer as TPA mais seguido para evitar de morrer os peixes. Ah so mais uma pergunta quando você tira ferias e viaja pode ficar sem fazer as TPA no aquário e uma pergunta ficou martelando na minha cabeça.qualquer coisa posso te fazendo perguntas que vão surgindo .
Mais ja vou te agradecendo por tudo se tive se pessoas por aqui igual a você não teríamos tantos problemas .
OBRIGADO
Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Se já tem cerâmica no filtro então relaxa. Só troque o carvão uma vez por mês e lave o Perlon qdo dizer a tpa. Seria bom mais pra frente vc deixar de usar o carvão e comprar uns 100ml de purigem. Veja meu último vídeo que eu falo sobre o purigen. (www.youtube.com/user/aquabeginner)
Quanto às viagens. Não tem problema não fazer tpa durante um período maior. Só deixe instruções para alguém alimentar os peixes uma vez ao dia ou use alimentador automático.
Pergunte sempre que quiser.
Abraço.
Quanto às viagens. Não tem problema não fazer tpa durante um período maior. Só deixe instruções para alguém alimentar os peixes uma vez ao dia ou use alimentador automático.
Pergunte sempre que quiser.
Abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário