terça-feira, 19 de novembro de 2013

CONVERSA COM LEITORES - Rafael Peggau - Montagem de aquário - 08/10/13

De: Rafael Peggau
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 08/10/13

Ricardo, boa tarde tudo bem?
Tenho algumas duvidas na montagem do meu novo aquário 450 litros.
onde você comprou areia de filtro de piscina, achei bem caro a areia nas lojas de aquário.
já me inscrevi no seu canal no youtube.

Abs,

Rafael Peggau


Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 08/10/13

De onde vc é Rafael?

Vc pode comprar a areia de filtro de piscina em qualquer loja que vendo acessórios e produtos para piscinas.

Não me lembro exatamente quanto paguei, mas foi algo em torno de R$15,00 o saco de 25Kg. Eu comprei se não me engano 4 sacos. Se quiser comprar 3 e se faltar comprar mais 1...

Cara, precisamos conversar. Vc está montando o mesmo que eu montei e pode pular vários obstáculos que fui enxergando com o tempo.

Neste sabado, na parte da manhã, provavelmente eu estarei acompanhando um amigo a uma das loja que eu tenho como melhores de SP. Esta loja que eu vou no sabado, apesar de ser bem longe, vale muito a pena, principalmente para alguém como vc que está montando seu aquário e vai precisar de coisas de primeira para seus Discos. Se considere convidado para ir conosco. Garanto que não vai se arrepender. Cara, lá tem as melhores mídias que existem por um preço bacana, ativadores biológicos, filtros químicos e um atendimento que não tive melhor até hj em nenhum lugar.

Se quiser me encontrar durante a semana para conversarmos, posso inclusive recebê-lo em casa para mostrar meus aquários e te passar todos os detalhes da montagem do meu aquário. Vai gostar.
Durante a semana posso recebê-lo de segunda, quarta e sexta a partir das 19hs ou de terça e quinta a partir das 21hs.

Pode achar estranho alguém abrir a própria casa para um "estranho", mas eu sou doente pelo hobby e gosto muito de compartilhar as informações com quem tb gosta.

Obrigado por se inscrever no meu canal. Se favoritar os vídeos vai estar me ajudando muito e se recomendar a algum amigo ajudará mais ainda.

Tenho também um blog que está gradualmente ganhando conteúdo. Se quiser olhar de vez em quando, sempre vai ter uma coisinha ou outra nova.


Abraço.


De: Rafael Peggau
Sou de Sp mesmo, moro na Vila da Belezas perto do terminal João Dias.

Valeu mesmo Ricardo, Vamos bater um papo sim sobre essa montagem, eu adoro aquários e peixes também.

vou fazer de tudo para poder ir no sábado, na sexta feira eu te aviso se consigo ir, como trabalho com TI meus horários são malucos.

vou olhar seu blog e favoritar seus vídeos.. achei eles bem interessantes e já me esclareceram muitas duvidas.

Abs e valeu pela ajuda.


Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Beleza. Pensei que vc era de perto e não dei detalhes da localização da loja da areia pq pensei que vc conhecia a região, mas veja aí. Esta é a loja que eu comprei a areia. Comprei com granulometria média, mas tem tb mais fina ou mais grossa.

De uma ligada ok.

Conheço a Vila das Belezas. Tenho alguns amigos aí. É perto. Moro perto da Ponte do Socorro.

Fico no aguardo. Mas veja se consegue ir ok. Vai me agradecer muito depois.

Abraço.


De: Rafael Peggau
Ricardo Boa Tarde,

Sábado ainda esta de pé a ida a Loja de aquários? (lembrando que sábado é feriado),

se sim me passa o endereço e o horario que vc estará lá para que eu possa ir também.

e lá também podemos conversar sobre o projeto que estou montando. 

Abs,


Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Tá de pé sim. Eu vou com um amigo aqui do bairro. Vou sair por volta das 9 ou 9:30. A loja abre as 10hs e fica na Casa Verde. Se vc vir até aqui, podemos ir juntos o que acha?

A loja se chama KZPower e fica na Rua: Armando Coelho silva n° 357 - Casa Verde.

Fico no aguardo.


QQ coisa me ligue ok.

CONVERSA COM LEITORES - Henrique Avatti - Problemas com seu aquário - 09/10/13

De: HenriqueAlvatti
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 09/10/13
Acho que agora as coisas vão melhorar, o blood worm já chegou e assim que eu dei o disco maior que adoeceu recentemente se alimentou já o menor eu ainda não vi. Quanto ao uso dos medicamentos eu não entendi uma coisa, lá fala que após 5 dias da administração da dose inicial se ainda se verificar sinais da doença deve ser adicionada meia dose  por x litros e se após 24 horas ainda forem visíveis traços da infecção repetir a meia dose a cada 2 dias, enfim .
Então eu devo fazer a aplicação e aguardar 5 dias para o medicamento agir e se não der resultado aí sim aplicar a meia dose? Se puder me ajudar eu agradeço, agora eu vou lá pra ver os vídeos dos seus disquinhos se alimentando. Torço muito para que a sua ninhada vingue e que tenha sucesso cada vez mais, um grande abraço e até breve.

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 09/10/13

Aplique a medicação na dosagem de tratamento e aguarde 5 dias. Se os sintomas persistirem, faça uma TPA e reaplique a medicação com meia dose. Exemplo. Se a dosagem de tratamento é de 10 gotas para 30 litros e seu aquário é de 100 litros, vai aplicar 34 gotas e aguardar 5 dias. Caso o problema persista, faça a TPA e aplique meia dose por mais 2 dias, ou seja 17 gotas. Se não resolver, aplique 17 gotas a cada dois dias até resolver o problema.
Este tratamento não deve exceder 15 dias. 
Ao final do 15º dia, faça uma TPA generosa e deixe sem nenhum tratamento.

Isto para quando o tratamento é feito no próprio aquário comunitário. Agora quando o tratamento é feito no aquário hospital, proceda da seguinte forma:

Adicione uma dose conforme a bula. (Acho que é 10 gotas para 30 litros de água). 
Como o aquário hospital não tem biologia formada, é necessário fazer TPA todo dia, ou melhor, toda noite.
Quando fizer a TPA, reponha a quantidade de remédio que foi retirada, ou seja, se trocou 20 litros de água, considerando a dosagem de 10 gotas para cada 30 litros, pingue 15 gotas para repor a medicação retirada pela TPA.
Repita isto por 5 dias. Ao final do 5º dia, se o problema ainda persistir, continue o tratamento por mais 5 dias só que com a metade da dose.
Isto deve ser feito sempre à noite, pois o medicamento é mais eficiente no escuro.
Lembre-se que como o medicamento retira consideravelmente o oxigênio da água, um copressor com pedra porosa se faz necessário. Mesmo no aquário principal.

Para o tratamento ter uma eficiência maior, a temperatura tb deve ser aumentada para 31ºC ou até 32ºC.

Caso trate no aquário principal, o carvão ativado ou purigen, deve ser retirado, pois cancelam o efeito do remédio.

Caso não tenha entendido algo pode perguntar de novo ok.

Uma dica boa para criar Discos é promover uma vermifugação periódica deles pelo menos duas vezes por ano.

Para isto, vc pode adquirir algum medicamento de parasitas internos como o Flagelol da Sera ou o Anti-Endoparasites da Azoo e pingar algumas gotas na ração antes de servir.
Consiga um copinho dosador de xarope, coloque a quantidade de ração que costuma servir aos peixes e pingue umas 10 a 15 gotas destes remédios e deixe a ração absorver por completo. Depois ponha um pouco de água do próprio aquário e deixe mais alguns segundos e sirva. Repita este procedimento por 4 ou 5 dias. 
Eu faço isso 2 vezes por ano preventivamente. Nunca tive problemas com parasitas internos que são os piores de serem tratados.

O Garlic da Seachem é um extrato de alho que tb serve como vermifugo natural e pode ser administrado pingando na ração antes de servir aos peixes e pode ser usado mas durante períodos maiores. 

Abraço.

De: HenriqueAlvatti
Em 12/10/11
No meu aquário de 200 litros comunitário eu tenho neons, coridoras, paulistinhas, mato grosso, discos e bandeiras, qual a temperatura ideal para o meu aquário?
Eu vi nesse seu vídeo sobre tpa que a temperatura do seu aquário é superior a 30 graus.

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Sim, eu penso apenas nos Discos. A temperatura ideal para eles é de 31 ou 32 graus. Bandeira tb.
Para os demais o ideal seria 29 para rodostomus, neons, paulistinha e mato grosso, 27 ou 28 para coridoras, cascudos e algae eater.
Gosto tb de temperatura alta que aumento o apetite e o metabolismo, ou seja, a transformação de alimento em massa e energia é melhor e mais eficiente. Além de dificultar a entrada de doenças como o íctio por exemplo. Nunca deixe a temperatura cair abaixo de 26 graus. Muito perigoso para os discos.

Já ia me esquecendo, não deixe de favoritar e clicar em "gostei" em meus vídeos ok. Isso vai ajudar bastante o canal.

Em primeira mão eu te digo que conversei com um dos caras aqui de São Paulo que mais entende de aquarismo no Brasil, tanto água doce, alcalina, plantados e principalmente marinhos e ele aceitou participar de um vídeo meu para o canal, então acompanhe que em breve teremos ótimas novidades.

Abraço

De: HenriqueAlvatti
Em 12/10/11
E aí meu grande amigo, beleza? Como eu havia dito anteriormente, eu comprei o blood worm congelado lá no Cleber e dei para os meus discos doentes e somente um deles aceitou e o menor nada. Aí fiquei sabendo que tinha uma loja que vendia artêmia viva e fui lá comprar, cheguei em casa e logo fui oferecer aos doentes e mais uma vez só o maios comeu e o menor nem se quer arriscou. Tá difícil de fazer o menor melhorar e olha que eu tô investindo alto pra isso e com ele não tá adiantando, tentei até dar alimentos umedecidos com Garlic e nada. Eu gostaria de saber se o DISCOS TRACE ajudaria em alguma coisa na reabilitação do disco menor já que eu acho que ele tá muito debilitado e o mais engraçado é que ele não está apresentando mais nenhum sinal de que está com algum parasita. Pelo menos é o que que meus discos apresentaram, sinais característicos de parasitas. Como sabe eu já tratei com bactericida e fungicida e nada, agora estou tratando com um parasiticida e oonicida que o Cleber me indicou e tenho obtido alguma melhora pelo menos com o disco maior. 
Se o DISCOS TRACE não for a melhor saída me indique algum outro produto que possa ajudar meu disquinho a se recuperar, pois o que tenho observado é que a doença já parou de incomodá-lo mais o deixou muito fraco à ponto de não conseguir se alimentar sozinho.
Em breve vou te mandar um vídeo do meu aquário para que você avalie e me dê algumas dicas pra melhorar. 
Estou vendo o seu vídeo sobre tpas mas estou curioso mesmo é pra saber como é que estão os filhotinhos de disco, um grande abraço e até mais.

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Vamos dar um tempo para seu disquinho. O maior estar se alimentando já é um ótimo sinal. Termine o tratamento que o Cléber lhe indicou até o fim. Depois encerre os tratamentos e dê uns dias para vermos o que acontece.
Eu acho que vc já matou todos os parasitas, fungos e bactérias dos seus peixes. Vamos parar um pouco com as medicações. 
O Discus Trace ão ajuda nisso. Serve apenas para deixar a água com as condições vitamínicas ideais para os Discos. Não sei se vai fazer alguma diferença neste quadro. Mal com certeza não vai fazer. Vai enriquecer alguns parâmetros da água que são importantes aos Discos, mas não cura doenças e nem auxilia no apetite. Se tiver mau de grana deixa para depois.

Como estão os parâmetros da sua água? PH, Nitrito e amônia? Se não tem certeza, meça com bons testes e me diga depois. Cara, isso tá cheirando amônia alta.

Depois que encerrar os tratamentos, invista na qualidade da água. Use sempre ativadores biológicos após as TPAs, Discus Elixir tb é uma boa e muita cerâmica no seu filtro. 
Vc me disse que instalou um Cânister a pouco tempo e eu estou suspeitando da estabilidade de sua água. 
 Isso, me mande um vídeo para que eu possa ter uma idéia melhor do seu problema, mas não deixe de fazer os testes da água.
Depois de encerrar os tratamentos, caso a água esteja com os parâmetros ideais, adquira mais uns 3 discos ok.
Quanto aos meus filhotinhos, coloquei ontem no aquário principal. Isto vai acelerar o crescimento deles e acabam aprendendo muito com os adultos. Postarei videos com a evolução.

Abraço.

De: HenriqueAlvatti
Em 13/10/11
Primeiramente bom dia, é com muita tristeza que venho lhe informar que o meu disquinho amanheceu morto essa manhã e eu fiz de tudo para salvá-lo mas não deu. Quanto aos parâmetros da água eu só tenho medido o ph com mais frequência que sempre se manteve em 6.8 mesmo nas tpas. Não acredito que tenha sido amônia alta pois eles não apresentaram nenhum tipo de sinal e só começaram a parar de comer depois que ficaram muitos dias apanhando do líder do cardume. Eu tenho uma leve impressão que os meus discos adoeceram depois que um rapaz de uma loja aqui da cidade veio em minha casa e fez uma limpeza e não fez os ajustes de temperatura e ph como deveria ter feito, então eu acho que foi isso que deve ter diminuído a imunidade dos discos. O segundo motivo que eu descrevi foi a causa do disco maior e o menor foi de apanhar mesmo. A verdade que o disco menor só morreu porque eu demorei muito tempo para fazer alguma coisa, enfim , que sirva de experiência. Depois que eu instalei o canister a qualidade da água deu uma piorada mesmo mais logo se estabilizou e agora a água está cristalina, ontém eu fiz uma tpa e tudo correu muito bem e em breve vou investir em biologia com SERA SIPORAX e em toda a tpa que eu realizo e uma vez por mês eu adiciono ESTABILITY e DISCUS BUFFER. Tem um vendedor que está vendendo SERA SIPORAX à granel e custa 50,00 o litro, ele diz que é original e tudo. Se puder dar uma olhada e me dizer o que acha eu agradeço. Logo eu enviarei o vídeo do meu aquário, um grande abraço.  

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Eu vi este anúncio no mercado livre, mas não conheco o vendedor. Ligue ou lance um email para o pessoal da kzpower e peça a eles pela Sera siporax pound. Comprei para um amigo e para mim tb. Custa R$1,20 a unidade. São necessárias 60 unidades para formar 1 litro. É excelente e o preço está bom.
É realmente uma pena vc ter perdido seu disco. Isso realmente chateia. Mas vamos em frente. Pelo menos conseguiu recuperar um deles. Desculpe a insistência, mas eu gostaria de saber qual o nível de amônia do seu aquário. Se estiver bom, já pode comprar mais uns 3 disquinhos e colocar todos de volta no aquário principal.
Abraço 

De: HenriqueAlvatti
Em 13/10/11
Eu não fiz ainda um teste de amônia pra ser bem sincero e tem uma marca mais confiável ou todas são boas? Quanto as mídias eu vou dar uma olhadinha nessa da KZ POWER, uma abraço.

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Não usei ainda o teste da alcon. Compre o da Prodac ou da Sera que eu já usei e comprovei sua qualidade.

De: HenriqueAlvatti
Em 14/10/11
Cara eu fui ver o preço destes testes da Prodac e da Sera que você me indicou e o preço é um pouco salgado demais, os testes da Alcon tiveram um descrédito por problemas no passado por causa dos reagentes e por isso gerou essa desconfiança em todo mundo. Eu pesquisei bastante à respeito e vi que eles fizeram mudanças e conseguiram resolver definitivamente o problema e tem muita gente que voltou a confiar na marca e eu acho que eu vou ter que arriscar nesse momento já que a grana tá curta. Vou realizar o teste de amônia que me pediu mais tenho a certeza de que não é esse o problema, eu tô achando que pode até ser que o nível tivesse subido depois que eu montei o canister e não sei com exatidão quanto tempo demora para a filtragem biológica se estabilizar. Meu filtro tem capacidade de filtragem de 2200 L/H e uv de 9w e tá com apenas 10 dias em funcionamento e estabilizando ainda, tenho adicionado Estability uma vez por semana para tentar ajudar na biologia. Vou comprar mídia Siporax como havia me dito e substituir os anéis de cerâmica que eu tenho hoje e ver se melhora alguma coisa. Aquele vendedor que eu te falei do mercado livre a mídia é realmente original, eu andei conversando com algumas pessoas que compraram. Bom enfim, eu sempre fico com um pé atrás com tudo e vou esperar mais um pouco. Agradeço e muito sempre por tudo que tem feito por mim desde o começo sem nem mesmo me conhecer e que DEUS te abençoe em tudo o que fizer pois você é um cara bacana de verdade, me desculpe se estou incomodando. Um grande abraço e estou aguardando novidades. 

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Já disse que não incomoda não amigo. Tb ouvi que os testes da alcon foram reformulados e não têm mais problemas, mas como eu não tive a chance de comprovar a eficiência, não posso recomendar. O Prodac é o que eu uso e conheço. Me fale depois quanto seu a amônia ok. De qq forma este e um teste que e sempre bom ter a mão.
Abraço amigo.

De: HenriqueAlvatti
Em 15/10/11
Eu encomendei 2 litros de SIPORAX e vou substituir os anéis convencionais que eu já tinha pois eu acho que não vai ter espaço pra colocar a SIPORAX, será que tem algum problema? Com esses 2 litros de SIPORAX e 1 litro de MATRIX que eu já possuo será que já é o suficiente?
Um abração.

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Com certeza é mais que o suficiente. Só tente manter o máximo possível das mídias antigas, pois sua biologia está toda lá.

De: HenriqueAlvatti
Em 16/10/11
Segue em anexo o vídeo do meu aquário e é claro que não é bonito igual ao seu mais eu ainda tô aprendendo, espero que goste. Pode ser sincero na sua resposta eu quero melhorar e aprender mais. O vídeo não é lá aquelas coisas mais acho que dá pra ver um pouco, fiz no celular.
Um grande abraço, ah e todo dia eu entro no youtube só pra ver se tem mais novidades no seu canal. 


Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Cara, curti demais seu aqua. O seu Blue Diamond está bonitão, todo abertão... Parece bem saudável. O Pigeon do hospital tb parece estar completamente curado. Não sei em que etapa do tratamento está, mas assim que terminar o período de tratamento, pode devolvê-lo ao aquário principal. Ele parece estar muito bem tb.
Os bandeiras deixam os Discos quietos? Não gosto muito de bandeiras. 
Vc está com poucos Discos. O ideal é colocar mais uns 3 aí depois. Daqui pra frente acho que é só coisa boa. O pior já passou. Abraço.

De: HenriqueAlvatti
Em 16/10/11
Que bom que gostou mais ainda vou fazer umas mudanças no layout, melhorar a iluminação e tudo mais. Realmente o Blue Diamond está a todo vapor e o Pigeon está 100% agora e quanto aos bandeiras eu não tenho o que me preocupar pois eu não tenho um disco e sim um terrorista. Eu vou sim adquirir mais discos mais minha intenção agora é investir na qualidade da água, como eu havia dito eu pedi 2 litros de SIPORAX e vou arriscar no teste de amônia da Alcon. Neste fim de semana vou fazer uma mudança de lugar do meu aquário pois acho que não deu pra ver mais ele fica muito perto da porta e as algas são um problema e eu só não devolvi o outo disco ao aquário principal ainda porque eu quero ter a certeza de que ele vai voltar a se alimentar de novo de ração seca. Eu tive que dar várias vezes somente o blood worm porque ele se recusava à comer ração e agora já está começando a se alimentar normalmente.
Obrigado por ter gostado e até breve, aguardo novidades no seu canal. Abraço meu amigo.

Eu andei pesquisando por aí e vi que a maioria dos peixes que eu tenho suportam bem a diferença de ph que me propôs somente a temperatura que não sei se eles não vão sofrer pois a média das espécies que eu tenho é de 24 à 28 graus, já as corydoras são de água mais fria que à dos discos.
Das espécies que eu tenho aqui quais acha que eu deveria tirar do aquário. 
Eu tenho neons innese e negro, paulistinhas, mato grosso, bandeiras, discos e corydoras????????

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Não retiraria nenhum. Só não gosto dos bandeiras, mas é só uma preferencia que eu tenho. Todos eles vão bem mesmo com a água um pouco mais quente.
Com exceção das coridoras, o restante habita a bacia amazônica onde o ph chega a 4,4 e a temperatura facilmente aos 34, então acho que não terá problemas. Vá mudando devagar. Não deixe passar de 32 ok. Melhor 31 do que 33 entendeu.
Abraço.

De: HenriqueAlvatti
Em 20/10/11
E aí meu amigo tudo bem? Hoje eu fiz a tpa como havia lhe dito anteriormente e tentei introduzir novamente o outro disco mais não tive sucesso. O disco do aquário principal não aceita de jeito nenhum a presença do outro e eu já separei o brigão conforme até o Cleber havia me ensinado e nada e acabei por decidir por separá-lo novamente. Tá difícil, eu creio que terei que manter o outro sozinho por enquanto até adquirir outros 3 discos. Eu tenho 2 saquinhos de mídia siporax mini e vou colocar pra formar biologia no aquário menor até que eu possa voltar novamente no aquário principal. Se eu colocar as mídias no filtro e adicionar stability, a biologia se formará normalmente e não terei riscos com picos de amônia né?
Um grande abraço e até breve e boa sorte com suas plantas.

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Não se tem garantia de não haver picos de amônia só por usar o stability. O que vai acontecer é que vai estabilizar mais cedo do que o normal. Mas vai subir a amônia do mesmo jeito. A não ser que se faça tpa sempre que cor detectado um aumento no nível de amônia. As medições tem que ser diária e a toa tem que ser feita sempre que for detectada o menor aumento que seja. Ciclar um aquário com peixe dentro é sempre muito trabalhoso, mas possível. As vezes são necessárias tpas diárias por vários dias. Abraço.

De: HenriqueAlvatti
Em 20/10/11
Consegui baixar o nível de amônia do aquário principal para 0,001 e mudei o aquário para o outro lado da sala onde não tem luz direta e creio que assim a qualidade da água irá melhorar um pouco. Agora só falta introduzir as mídias siporax e torcer pra tudo se estabelecer rapidamente e vou monitorar a amônia e verificar se não sobe mais, pretendo ainda essa semana comprar mais 3 discos lá no Cleber para tentar acabar de vez com o problema do valentão. Pretendo manter somente discos no aquário pois assim conseguirei dar um tratamento mais adequado. Não pretendo ciclar o aquário menor é só uma tentativa de manter a qualidade da água melhor e por mais tempo sem ter que ficar trocando toda hora. Tenho a consciência de que preciso realizar a sifonagem de fundo sempre que preciso, principalmente no aquário menor já que não tem biologia formada. Pensei que poderia melhorar um pouco a qualidade da água, enfim, agradeço sempre sua ajuda e muito obrigado por tirar minhas dúvidas e até mais meu amigo.

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Está no caminho correto Henrique.

Abraço

CANVERSA COM LEITORES - Fabiano Kempfer - Peixes morrendo - 27/10/13

De: Fabiano Kempfer
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 27/10/13
Boa noite Ricardo, o meu aquário seria entre 90 a 100 lt o PH varia muito eu deixo entre 6,5 mais essa semana eu troquei  a água parcial e o PH abaixou muito e perdi um pansus, lábeo e uma cobra d água cascudo eu só tenho um pois os outros morreram e isso esta me deixando irritado na sei o que eu faço. 



Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 27/10/13
Bom, vamos lá...

Primeiramente calma. Nós vamos aos poucos estabilizar tudo ok. Pode ser que demore um pouco, mas vamos conseguir. Temos que ter paciência neste momento. 

Vou ser um pouco chato neste primeiro momento, mas faça o que for possível para colaborar ok.

Cahato no sentido de cobrar de vc informações mais precisas. Vou colocar uma lista de características que vc deverá preenguer com absoluta precisão. Tem que conferir e confirmar com bastante critério todas as informações que vou pedir a seguir. Sem isso não consigo te ajudar.
Por exemplo: ph, não quero ler mais ou menos! me diga o que realmente acontece com ele. Para quanto ele vai quando faz a TPA e para quanto cai até a próxima TPA.

Segue a lista:

1. TPA: de quanto em quanto tempo ela é feita e quantos litros são trocados?

2. ph: Qual o ph antes da TPA e após ela?

3. Qual produto vc utiliza para fazer o condicionamento da água? ex Prime, Aqua safe, etc.

4. Qual o produto vc utiliza como acidificante? ex Acid, Discus Buffer, etc

5. Quanto tempo faz que montou seu aquário?

6. Você disse que tem um filtro hang on não é mesmo? Hang on é aquele que fica pendurado no vidro do aquário. Confirme para mim. Se for este, me descreva o modelo e o que tem dentro dele. Já me disse que a vazão dele é de 980l/h.

7. O que vc possui dentro do seu aquário? Qual o tamanho aproximado do tronco? Plantas? Peixes (Não entendi bem quantos e quais os tipo que restaram)?

8. Qual a temperatura vc deixa ajustado em seu aquário? Possui termostato né?

9. Como é a iluminação? que tipo de iluminação usa e deixa ligado por quanto tempo?

10. Quais os produtos que vc têm posto em seu aquário ultimamente? ex: fertilizantes para plantas, remédios, novas plantas, novos enfeites.

11. Quais alimentos vc oferece aos seus peixes? Informe marca, quantidade oferecida, se usa alimentos alternativos e quantas vezes por dia. 

12. Você faz testes periódicos na água de seu aquário? Isto é fundamental. Pelo menos até o sistema estabilizar e seus peixes pararem de morrer. Preciso que informe o nível de amônia, nitrito e dureza da água. Se não tiver como testar tudo, pelo menos a amônia vai ter que testar. O teste de amônia da labcon custa +/- R$25,00. Providencie ok.

13. Os peixes atualmetne estão apresentando algum comportamento ou característica física anormal? Como perda de apetite, mudança na coloração, perda de equilíbrio, pintas brancas no corpo, tufos brancos ou nadadeiras corroídas, descamação?

Se lembrar-de de algo relevante que tenha feito em seu aquário ultimamente, favor informar.

Com todas essas perguntas respondidas vou ter boas chances de te indicar o melhor caminho para estabilizar seu sistema.
Responda o quanto antes ok.

Mais uma vez eu te peço paciência, pois esses problemas são comuns para todos os iniciantes, sem excessão.
Todos os experiêntes aquaristas já passarm por isso ok.

Abraço amigo. 

De: Fabiano Kempfer
Boa tarde Ricardo

Olha o aquário tem C=60 x L 30 x A = 40  a TPA eu faço uma vez por mês sempre começo do mês para não passar muito tempo sem fazer no mesmo tempo eu substituo o carvão e lá do filtro, ontem eu medi a   TPA ela estava muito baixa pois fiz a troca sábado hoje fiz de novo  e fiquei feliz ela esta em em 6,8 , o condicionamento da água eu não faço pois não sei como faço pois quando comprei o aquário na loja não me disseram em fazer só falaram em substituir a água e fazer a sifonagem uma vez por mês,e uso um filtro deionizador para retirar o cloro da água, o aquário eu montei já faz um ano e meio que tenho pois quando comprei na loja ele já estava montado, o filtro hang on e um jebo 508   980 l/h , os tronco eu tenho 3 cada um tem 200 mm cada tronco de aroeira, plantas eu não tenho só pedras e areia, sobre peixes so me restaram 2 pangasus 2 botia  2 labeo 1 cascudo e 1 limpa vidro ,o aquecedor com termostato  e de 100 w  já esta regulado para em 28 graus pois aqui no sul e muito frio, a iluminação eu ligo quando eu chego em casa das 16 ate as 21 h, remédio  eu uso pouco só as vezes seria o alcali para elevar o PH do aquário,sobre a ração eu tenho três tipos vario de cada dia ração alcom colours, bottom fish , tetra color e alimento uma vez por dia pois isso me recomendarão  e cada vez eu alimento pouco pois se eu dar de mais sobra e os peixes não comem, sobre os testes eu já estou providenciando para comprar ,no momento os peixes não apresentam nenhuma mancha ou nenhuma outra coisa,  pintas brancas no corpo, tufos brancos ou nadadeiras corroídas, descamação. 
 Acho que vai dar certo  e só eu ter paciência mais vamos lá.


 E OBRIGADO POR TUDO 

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Beleza Fabiano, já dá para começarmos.

Já consegui detectar alguns possíveis pontos de melhorias.

O termostato e a temperatura ajustada estão corretos. Todo o resto precisa de pequenas e médias alterações.

Uma única TPA por mês é muito pouco. Vocêsabe o significado da sigla TPA? Caso ainda não tenha percebido TPA quer dizer Troca Parcial de Água.
Sugiro que faça pelo menos 2 TPAs por mês. Eu tb tenho um aquário igual ao seu e faço 1 TPA por semana. Esse é o ideal.

Quanto ao seu filtro deionizador, sugiro abandoná-lo, pois é muito difícil mantê-lo funcionando perfeitamente sempre. 

O tipo de aquário que vc possui não exige uma água 100% pura na troca. Em fim, gasta-se muito para ter o filtro funcionando direito e para um aquário de água doce ácido não requer tudo isso.

Quando for fazer uma troca, proceda da seguinte forma:

Tenha em mãos um condicionador de água que vai retirar todo o cloro e cloramina da água. O melhor na minha opinião é o PRIME da Seachem. É este que eu uso.
Pode usar a água da compania de abastecimento de sua região. A água da torneira mesmo. Pigue 2 gotas para cada 4 litros de água, ou seja, seu aquário tem 72 litros então procure trocar sempre uns 20 litros de água nas TPAs ok. Então para os 20 litros vai pingar 5 gotas de PRIME. Se optar por usar outro condicionador, veja a dosagem correta ok.

Depois de pingar o PRIME nesses 20 litros de água vc tem que ajustar o ph. Para isto recomendo que use um produto que se chama Discus Buffer. É um acidificante e tamponador que além de ajustar o ph para algo em torno de 6,6, também diminui a dureza da água melhorando o ambiente para os peixes de água ácida. Uma pitadinha é o suficiente para tratar os 20 litros de água. Pode deixar o ph da água nova em 6,8 mesmo.

Só de fazer isso seu sistema vai melhorar 300%.

Como vc tem troncos no aquário, o ph vai caindo ao longo da semana. Por isso recomendo que vc faça como eu e efetue uma troca de água por semana. Assim seu ph nunca estará variando tanto.

A iluminação deverá ser ligada preferencialmente das 8 da manhã às 18h. É necessário um período de luz acesa de pelo menos 19 ou 10 horas. Melhor que seja em um horário normal.

Uma boa dica também é usar a água do chuveiro nas TPAs. É mais fácil de deixar na temperatura correta que deve ser a mesma de seu aquário antes de trocar. Pode deixar com uns 31 graus e até vc pingar o condicionador, dar uma pitadinha de Discus Buffer ela já esfriou para uns 29 graus.

Acho que por enquanto é isso.

O Deionizador vc pode vender para alguém. Se livre disso pelo menos por enquanto. Se algum dia vc for montar um plantado ou um marinho vc volta a utilizá-lo, mas mesmo assim o filtro mais adequado é o de Osmose Reversa. O deionizador é apenas um tampa buracos. Mas por enquanto se concentre no seu sistema que não precisa de nada disso.

Quanto às rações, pode continuar com a Tetra Color, mas as demais eu substituiria pela Tropical Spirulina Super Forte ou Tropical Green Algae  Wafers. São rações excelentes e adequadas para seus peixes de fundo. 

Depois vc pode melhorar seu filtro retirando aquela placa biológica que vem dentro dele e comprar cerâmica Siporax para preencher o local. Uma boa tb é usar nas TPAs um ativador Biológico para repor a biologia perdida.

Não se esqueça de comprar um teste de amônia para monitorar de vez em quando e tenha sempre o teste de ph em mãos. O ph não pode ser descuidado nunca.

Abraço

De: Fabiano Kempfer
Ola Ricardo só não entendi a parte do filtro retirar a placa pois o meu já tem a cerâmica a espoja mais grossa e a lã ,acho que o resto vou providencia logo e fazer as TPA mais seguido para evitar de morrer os peixes. Ah so mais uma pergunta quando você tira ferias e viaja pode ficar sem fazer as TPA no aquário e uma pergunta ficou martelando na minha cabeça.qualquer coisa posso te fazendo perguntas que vão surgindo .

Mais ja vou te agradecendo por tudo se tive se pessoas por aqui igual a você não teríamos tantos problemas . 

OBRIGADO

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Se já tem cerâmica no filtro então relaxa. Só troque o carvão uma vez por mês e lave o Perlon qdo dizer a tpa. Seria bom mais pra frente vc deixar de usar o carvão e comprar uns 100ml de purigem. Veja meu último vídeo que eu falo sobre o purigen. (www.youtube.com/user/aquabeginner)
Quanto às viagens. Não tem problema não fazer tpa durante um período maior. Só deixe instruções para alguém alimentar os peixes uma vez ao dia ou use alimentador automático.
Pergunte sempre que quiser.
Abraço.

CONVERSA COM LEITORES - Henrique Avatti - Rações para Discos - 12/11/13

De: HenriqueAlvatti
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 12/11/13

E aí meu amigo tudo bem? Eu gostaria de saber se você se utiliza de alguma técnica para que seus discos aceitem outra ração diferente da que costuma alimentá-los, pois eu não estou conseguindo fazer com que aceitem outra ração. Como você mesmo me disse em outra ocasião existem várias outras marcas de ração que são ótimas. Se puder  me ajudar eu agradeço e estou sentindo falta das novidades que prometeu. Um abraço.

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 12/11/13

Fala Henrique. Tava meio sumido hein...
Bom, eu faço aquele mix de rações que demonstrei no vídeo. (veja no canal www.youtube.com/user/aquabeginner)

Mas quando eu dava apenas uma ração e de repente queria mudar para uma outra, simplesmente mudava. Nos primeiros dias a aceitação não era muito boa, mas eu continuava mesmo assim. Dava quantidades menores porque sabia que a sobra ia ficar bastante tempo no fundo do aquário. Mas eu sabia que eles comeriam. Às vezes usava o Garlic na ração nova para dar uma estimulada, mas na maioria das vezes eu simplesmente colocava lá. 

Quanto às novidades que prometi, tenho que arrumar um tempinho no fim de semana. Mas eu tb estou ansioso por fazer esses vídeos. Não esqueci não. 

Abraço.

De: HenriqueAlvatti

Eu ainda tô de molho me recuperando de um acidente de moto é brincadeira. Você conhece essa nova ração, a POYTARA? Fazem uma bela propaganda agora se é boa eu não sei, pelo menos o preço parece ser bastante atrativo. Dê uma olhada e depois me diz o que acha, um grande abraço e até mais ver.

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):

Está sendo bastante elogiada pelo pessoal. Eu particularmente ainda não usei, mas já encomendei um pouco de cada das feitas para Discos. Meu amigo é muito amigo do dono da Poytara. Pedi umas amostras grátis para testar. Depois te falo.

De: HenriqueAlvatti

Eu andei pesquisando à respeito dessa ração e vi muitos elogios, acredito que seja muito boa e sem falar que o preço tá muito bom né. Assim que tirar a prova me manda um aviso que eu também quero usar dela aqui. Um grande abraço e até mais ver.

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):

Pode deixar Henrique.

Assim que receber aqui vou fazer um videozinho e te aviso. Adianto que pessoas muito tradicionais na criação de Discos estão adotando em carater experimental. Ainda não tive a oportunidade de conversar com o dono, mas creio que este dia não vai demorar muiito.
Abraço.

CONVERSA COM LEITORES - Henrique alvatti - Termostato - 16/11/13

De: HenriqueAlvatti
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 16/11/13

Tô com um probleminha aqui com meu termostato da HOPAR, a luz que indica o funcionamento saiu do lugar e agora fica difícil saber se está ligado ou não. Saberia me dizer se é possível desmontá-lo para recolocar a luz no lugar? Um abraço e até mais ver meu amigo.


Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 16/11/13

Acho que é possível sim. Com muito cuidado.


De: HenriqueAlvatti

Já desmontou algum ou nunca teve esse problema que eu tive agora? Eu vou tentar desmontá-lo somente na segunda pois se caso não der certo terei como comprar outro né.


Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):

A luz é muito importante para vc? Se está funcionando eu não mexeria em nada. Eu já desmontou o meu Hopar de inox. Mas foi para ajustar o termostato. É meio delicado o negócio.


De: HenriqueAlvatti

É porque esse termostato está no aquário pequeno e eu não tenho termômetro nele, então eu não sei quando ele tá ligado já que não tenho como monitorar a temperatura entendeu. Se puder me explicar como fez pra abrir o seu (se tiver tempo é claro) eu tento fazer aqui no meu e ver no que dá. Se não vou ter que tentar ver com o lojista onde comprei pra ver se ele me troca, o pior é que eu nem lembro se ainda tá na garantia. Mesmo assim valeu, um abração e bom fim de semana pra você. 

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):

Henrique,

Vou tentar descrever um problema que tive com um termostato que comprei em setembro de 2013.
Comprei um termostato da hopar para suprir o frio fora de época que assolou São Paulo no mês de setembro de 2013.
Tratou-se de um modelo de inox com potência de 300W.
Quando instalei em meu aquário, ajustei o disco na parte superior para uma temperatura de 31ºC e inseri no aquário.
Notei então que ele desligava rapidamente e a temperatura do aquário não subia. Pensei estar com defeito, mas como comprei em um lugar que só abre durante a semana e no horário comercial, ficava difícil conseguir tempo para ir trocar.
Decidi então desmontar para tentar consertar.

Este modelo que eu comprei é um pouco diferente dos demais. Por ter o corpo em aço inox, facilita a transferência de calor e também não quebra.
Para desmontar, tive que retirar a tampa que fixa o disco giratório para ajuste de temperatura. Esta tampa é só encaixada, mas se torna um pouco difícil de retirar devido ao furo que passa o cabo de força sem bem justo. Assim, o cabo de força oferece uma certa resistência à saída da tampa, mas com jeitinho se consegue deslizar.
Afastando a tampa da cabeça do termostato já é possível ver o sistema de ajuste de temperatura. No meu caso o que aconteceu foi o seguinte, como a tampa possui dois resaltos no plástico que funcionam como fim de curso para o disco giratório, não dava para girar o disco além daquele limite. Então, com o disco desmontado e sem limites, eu girei o pino interno que ajusta a temperatura até um ponto em que o termostato permanecia ligado aqucendo a água de um balde até a temperatura de 30ºC. Daí foi só montar novamente o sistema com a seta da tampa posicionada na indicação de 30ºC do disco e proto. Resolvi meu problema.

Antes de montar tudo, eu retirei o corpo de inox para ver as resistências do aparelho. Lá dentro é tudo bem compactado e apertado. Dá medo de desmontar e não conseguir montar novamente. Por isso eu acho que se o termostato já está ajustado para a temperatura que se deseja e funcionando bem, não vale a pena desmontá-lo.
Mas se desejá-se desmontar para acertar o alinhamento da luz piloto, dá para fazer com muito cuidado. ainda mais com o que você possui que deve ter o corpo de quartzo que é muito frágil.

Boa sorte amigo

Ricardo Bordin
Aquabeginner

CONVERSA COM LEITORES - Sergio Polonia - Criação de Discos - 19/11/13

De: Sérgio Polonia
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 19/11/13

Bom  dia Ricardo,
Conforme conversamos ontem pelo facebook, peço dicas sobre a formação dos casais de acará disco. Informo que tenho 10 peixes jovens:
3 Red Melon
3 Super Red Melon White Face
2 Red White
2 Checkboard
Abraços e mais uma vez parabéns pelo brilhante trabalho!

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 19/11/13

Então Sergio. O principal é vc ter em mente o que realmente quer. Qual o seu principal objetivo? Te explico porque. Se vc pretende formar casais sem importar muito com a mistura, é só colocar todos juntos em um aquário comunitário com alguns pontos possíveis de desova como canos de pvc, telhas de barro ou cones de desova e esperar. A partir dos 9 meses de idade os casais vão se formar naturalmente. A partir daí, não vai adiantar muito deixá-los junto aos outros. Vai ter que separar em um outro aquário de pelo menos 70 litros para que consigam criar seus filhotes.

Agora se vc faz questão de formar casais da mesma espécie, até completarem os 9 meses de vida poderão ficarm em um aquário comunitário. A partir daí, vc tem que separar os indivíduos de mesma espécie em aquários independentes, esperar e torcer para que tenha pelo menos um macho e uma fêmea dentro de cada aquário. Caso tenha pelo menos um macho e uma fêmea, são grandes as chances de formarem um casal.

Aí vem a terceira parte. Se conseguir formar um casal entre dois super red mellon yelow face os filhotes serão melon yelow face tb?
A resposta é NÃO. Os filhotes provenientes deste casal assumirão as cores dos avós que vc não sabe quem são. Eventualmente um ou outro exemplar será yelow face. 
Caso vc crie estes filhotes e consiga formar casais com eles, aí sim suas chances de tirar uns yeolw face aumentarão.

Eu concordo que é sempre melhor ter casais de mesma espécie. Até para vender é uma boa. O valor sobe muito, mas percebe que isto não garante que os filhotes provenientes deste casal não necessariamente serão iguais aos pais...

Ah Ricardo, mas o que faria então?
Sergio, se lembra da primeira pergunta que eu te fiz?
Qual é o principal objetivo buscado com os Acarás Disco.

Vou te contar minha história:
Eu sempre gostei de peixes e quando meu filho me pediu um aquário , não pensei duas vezes para comprar.
Comecei comprando um de 72 litros com filtro hang-on e coloquei alguns peixes de água ácida como mato-grosso, cascudo, algae eater, neons, bandeiras etc.
Tudo bem básico com cascalho de rio e plantas artificiais.

Em uma das minhas idas à Cobasi para comprar peixes, me deparei com um aquário deles que tinha um casal de acara disco. Quando eu ví aquele casal com sua prole nadando em volta deles se alimentando do muco, fiquei doido. Cara, eu enlouqueci de verdade! 
Naquele dia eu disse para mim mesmo. É ISSO QUE EU QUERO TER EM CASA!
A partir daí comecei a estudar este peixe que nem um doido. Comprei livros, participei de debates, conheci criadores, pesquisei quase tudo que estava disponível na época a respeito do peixe, como habitos, habitat, alimentação, criação, temperatura, costumes e características dos aquário para criação.
Após devorar todas estas informações, comprei e montei meu aquário, compartilhando quase tudo o que aprendia em vídeos no meu canal do youtube (www.youtube.com/user/aquabeginner). Cometi alguns erros e muitos acertos, pois estava bem instruído.
Aquele casal que eu conheci na Cobasi era formado por um pigeon blood fêmea e um blue snake skin macho. A peole deste casal tinha baixíssimo valor de venda, mas o simples fato de ver a mágica proporcionadas pelos pais cuidando de seus filhotes era o bastante para que eu não ligasse para o valor comercial que minhas ninhadas proporcionariam. Então comprei alguns belos exemplares das raças mais distintas e deixes todos juntos em meu aquário comunitário. Depois de exatos 8 mêses a mágica começou. Meu primeiro casal se formou entre meu red mellon macho e minha snow white fêmea.
Como eu não tinha como separá-los, as muitas desovas ocorridas não foram para frente, pois assim que as larvas começavam a nadar, os pais os devoravam.
Meu segundo casal se formou entre um milleinium gold mancho e um red turqueza fêmea. Aí era um stress só dentro do aquário com dois casais desovando e marcando território. Os outros apanhavam pracas hehe.
Eu decidi então doar meus primeiros peixes que estavam em meu aquário de 72 litros para uma loja de separei meu primeiro casal neste aquário. Demoraram um pouco para se acastumar com o novo aquário, mas após umas 8 ou 10 desovas, consegui atingir o "MEU" principal objetivo que era ter uma cria natural de acara disco com os pais cuidando de seu filhotes.

Meu segundo casal foi desfeito, pois o red turqueza fêmea perdeu seu macho para uma fêmea de blue diamond. Como os filhotes provenientes deste casal, a exemplo do casal da Cobasi, não têm muito valor comercial e tb não são tão bonitos, eu mantive no aquário principal. Retirei as lavas de uma ninhada para criar artificialmente só para ver o resultado e aprender um pouco esta nova técnica. São os filhotes que aparecem nos vídeos que são bem pintadinhos de preto, parecendo estar enferrujados.

Espero que tenha gostado da história e que aproveite algo dela.

Vou postar esta nossa conversa em meu blog ok. Pode compartilhar com seus amigos e conhecidos que se interessem tb.


Um abraço

Ricardo Bordin
Aquabeginner


De: Sérgio Polonia
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 19/11/13

Ricardo,
A historia é fascinante! Na verdade o que me deixa ainda mais contente é perceber que ainda existem pessoas como você que se preocupam em divulgar e ajudar a quem esta iniciando. O que tenho notado que é um erro meu é a ansiedade. Creio que na maioria dos casos é esse o grande vilão. E digo isso pq o meu objetivo final é criação para reprodução, mas não apenas com o intuito de ver os filhotes criados...Tenho realmente a inteção de criar espécies limpas de alguns acarás que acho lindos! Obviamente que depois vem a parte de comercialização que vem em segundo plano (olha eu ai conseguindo conter minha ansiedade).

Deixa eu aproveitar e contar minha historia nesse meio do aquarismo. Meu interesse por aquário vem desde criança, na verdade sempre tive aquarios de goldfish... Mas o fascínio pelos Acarás vem desde essa época. 

Porém não tinha condições de comprar um e também me faltava conhecimento em criá-los, já que quando somos crianças não temos a mesma responsabilidade da que possuimos agora. E sabemos que é um peixe que demanda seus cuidados. Pois bem, depois de velho me deparei, assim como vc, com uma loja aqui em Belo Horizonte em que possuia um casal de Discos (dois belos exemplares de Blue Dimond) e eles me fascinaram. Estou ainda na fase da pesquisa e do conhecimento de criadores, de adquirir livros, e ver vídeo (já te disse que os seus vídeos são excelentes e muito importantes nesse processo). Outro dia li e descobri que temos no Brasil somente um importador dos peixes da malásia, taiwan e região. 

Esse cara fica no RJ, mais especificamente em Nova Iguaçu e isso me deixou ainda mais curioso sobre o pq somente um cara consegue essa permissão junto ao IBAMA e aos demais orgãos para conseguir importar tais espécies. Esse monopólio realmente é algo que ainda n entendi!! Os demais vendedores  pegam os melhores peixes diretamente deste importador para revenda, e essas lojas de internet fazem isso e é aí a galinha dos ovos de ouro. Pq o cara n tem custo de criação... Ele somente revende! Compra no atacado e comercializa com a margem de lucro dele.

Conforme te disse la em cima meu desejo e ver proles de peixes "de fora" (sabemos que esses peixes são amazônicos) sendo reproduzidas com casais iguais... Imagina que lindo ter um casal de Super Red Melon White Face tendo filhotes...Realmente iria ficar ainda mais fascinado!
No mais Ricardo isso não deixa de ser uma utopia e um desejo pessoal. Sem qualquer intuito comercial maior pois tenho meu trabalho tranquilo como servidor público. Mas repatriar espécies da "ásia" e reproduzi-las no Brasil deve ser algo ainda mais desafiador.

Peço que continue esse trabalho de divulgação! Talvez não saiba a importância dele!
Conhecimento deve sempre ser divulgado!

Com relação a parte da genética do peixe essa é uma parte que necessito ler mais... Por sinal vc me orienta algum livro nesse sentido?
Abraço meu amigo!

Vou te informando sobre a evolução dos peixes! Ainda tem muita água pra rolar (literalmente pelo canister rss).

Sergio

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 19/11/13

Perfeito Sergio,

Então, como vc está querendo comercializar e/ou criar com casais puros, vai ter que pensar um pouco mais a frente e se preparar para isto.
Como Ricardo?
Prevendo espaço, instalações e aquários individuais.
O comunitário não vai ser muito útil para vc. Talvez sirva apenas para ter como enfeite em um cômodo mais nobre em sua casa. 

Vai precisar de uns dois ou três aquários grandes (uns 150 litros) para ter os grupos de peixes de uma mesma espécie e conseguir os casais. E depois mais alguns de 80 a 100 litros que vão abrigar os casais pripriamente ditos. A quantidade vai depender de quantos casais pretende possuir.

Quanto à importação de Discos, não sei bem aos certo nas implicações que se tem quanto se deseja importar diretamente com o produtor, mas creio que não deve ser fácil mesmo.

As documentações provavelmente são difíceis de se obter, mas acho que não deve ser isso que impossibilita outras pessoas, além da pessoal que mencionou, de conseguir.

Os custos são elevados e o risco também. As vezes vale mais a pena pagar um pouco mais e ter a certeza de receber o peixe bem em sua loja do que correr o risco de pagar por algo que pode chegar morto.

Além disso, acho que o produto deve aceitar um pedido mínimo. Acho que tem que ter volume senão não vale a pena. E para ter volume tem que ter mercado para fazer a grana girar rápido. 
Enfim, deve ter muitas variáveis neste negócio.

O que eu sei é que não é fácil conseguir aqui no Brasil peixes com a qualidade da Malásia. O segredo do negócio é a genética e isso ninguém passa adiante. Nem o pessoal da Malásia, nem os brasileiros produtores. 

O que resta a nós hobistas, é compartilhar os resultados particulares obtidos em nossas casas. Mas geralmente são poucas informações, pois não temos um método bem definido para fazer a coisa corretamente. Os resultados são obtidos geralmente misturando muitas variáveis e sempre perdemos o histórico das coisas, pois misturamos os flhotes de um cruzamento com os de outro cruzamento que na maioria das vezes são formados por espécies diferentes e quase sempre sem conhecer os pais do casal.
Ou seja, sem nenhum método.

Eu até tenho vontade de fazer algo legal, com bastante critério, método e bem documentado, mas hoje isto não é possível. Teria que se tornar minha principal atividade e isto dificilmente ocorrerá. Então por enquanto me contento em ajudar aos colegas com o pouco que sei e aprender com a experiência de vocês também.

Agradeço se for compartilhando seus resultados e agradeço principalmente suas palavras. A força que vêm dos comentários de seguidores como você é fundamental para que eu continue motivado a aprender mais para poder compartilhar.

Um abraço

Ricardo Bordin
Aquabeginner.