segunda-feira, 31 de março de 2014

CONVERSA COM LEITORES - Fabiano Kempfer - Discus Disease - 04/03/14

De: Fabiano Kempfer
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 04/03/14

Boa tarde ricardo o meu dia não esta muito bom ou melhor esses 3 dias atras tive um problema grave com os meus acara disco eles apresentaram uma doença que se chama discus Disease o peixes aparacem  com a cor escura e passou em todos perdi dois peixes só tenho 1 só mais gostaria de recolocar mais peixes, não sei o que fazer pois essa doença e do extres  e outras mais não consigo resolver esse problema acho que começou quando coloquei os neons que comprei, agora retirei os neons e fiquei com 4 no aquário e eu recoloquei em outro aquário meu a onde estão  os outros pagansus, lábeo e cascudo os outros eu não perdi estão grandes e fortes mais só os acaras tem esse problema estou controlando  as tpa nitrito amônia e o PH vou te enviar a tabela que eu criei para deixar salvo para ter controle estou usando o tamponador e realizando as tpas 1 vez por semana e recoloquei mais anéis de cerâmica no filtro poderia me ajudar .

Obrigado ATT Fabiano

Imagem inline 1

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 04/03/14



Olá amigo. Eu estava planejando fazer um vídeo a respeito deste assunto mais para frente. Devido ao seu email resolvi adiantar a gravação.  Vou tentar editar e postar ainda hj. Mas não garanto, pois minha internet está uma droga. Seu problema não é difícil de resolver qdo o tratamento inicia logo no começo. As vezes nem é precuso tratar. O ciclo da doença dura 7 dias. 
O tratamento se resume em sal grosso na proporção de 1g por litro juntamente com parasiticida e bactericida atlantys combinados na dosagem de tratamento e temperatura alta 32 ou 33°C. Sempre no aquário hospital. Veja os detalhes no vídeo.  Me mande outro email se achar necessário.  Abraço

De: Fabiano Kempfer
Para: Ricardo Bordin (Aquabeginner)
Em 04/03/14

Ta bom amigo eu espero seu Email  enquanto isso eu espero o vídeo vou comprar o remédio logo Obrigado. 

Resposta de Ricardo Bordin (Aquabeginner):
Em 04/03/14

Vídeo postado.
DISCUS DISEASE - O que é e como tratar

CONVERSA COM LEITORES - Cléo Angellis - Aquário Alcalinizando muito - 13/03/14

Cléo Angellis 

Meu amigo, bom dia!.....Primeiramente gostaria de agradecer muitíssimo pelo tempo dispensado para ajudar, pode ter a certeza que será de grande importância todas as informações que puder me trazer.

Olha, o rapaz que montou o aquário pra mim, está de boca aberta com relação a essa alcalinidade da água, pois segundo ele nunca viu nada parecido.....No sábado passado nós resolvemos trocar a água....Então ele me solicitou  que eu interrompesse o fornecimento da água da rua para a água ficar descansando já que a mesma vem com bastante cloro.......Fiz todo esse procedimento. Porem, qdo fomos  encher o aquário que ele médio o PH estava 7.1.....Nós enchemos e ele colocou uma quantidade bem generosa do Discus Buffer....Qdo nós medimos o PH estava em 6.8 se manteve por apenas dois dias....Como havia falado retiramos os troncos, acredito que os mesmo não sejam de rueira, porque as informações que tive foi que esses troncos vem do Mangue e não sei se no mangue tem tronco de Arueira....Eu cheguei até questionar ao rapaz sobre o Dicus Buffer estava fazendo efeito contrário e ele me garantiu que não, porque o Buffer pra ele é o que tem de melhor no mercado vi vc falando isso também....Então a sugestão que ele me deu foi comprar um filtro de Osmose reverssa. O problema é que o investimento que fiz no aquário já foi muito além das minhas expectativas e não contava com mais essa custo. Falo isso porque dando uma pesquisada vi que o valor desse filtro é bastante salgado......Cheguei até pensar em mudar o tipo de peixe. No início pensei em fazer um aquário de Ciclídeos Africanos...Mas, qdo descobri que o cacete rola adoidado no aquário desisti....Também desisti dos Ciclideos porque gostaria de um plantado, e o mesmo com Ciclideos não rola.....Como o aquário foi projetado para uma área bastante tranquila e a área é pra relaxar não gostaria de ver peixes brigando.....rsrsrs tenho duas redes no local justamente pra apreciar o mesmo. Conhecer os Discus foi de grande alegria pra mim, pois vejo que os mesmo são bastante doceis e quando vou colocar a comida pra eles, coloco um pouco entre os meus dedos e eles já pegam a comida. Ou seja eu estou encantada e apaixonada por eles e nem cogito mais a possibilidade de mudar o tipo de peixe..

Meu sistema de filtragem é com Sump. Não sei se o substrato que foi colocado possa tá alcalinizando a água.....O que sei é que estou tremendamente preocupada com o PH dessa água....Como posso descobri se o substrato é neutro?...O C02 que uso é de cilindro, a temperatura do aquário tá dentro dos parâmetros, o nível de amônia está dentro da normalidade as plantas estão se desenvolvendo bem....Meu único problema é o PH alcalino.

No mais agradeço mais uma vez pela sua ajuda.

Aquabeginner

A princípio esqueça do filtro de Osmose reversa. A água proveniente de um filtro de osmose reversa tem que receber vários elementos que foram retirados durante a filtragem, pois este filtro retira TUDO que tem na água e não apenas a parte ruim. A água proveniente deste tipo de filtro precisa ser enriquecida antes de ser inserida no aquário e não é apenas o Discus Buffer que vai resolver. Muito cuidado com o que as pessoas recomendam.

Para testar o substrato é simples. Você pega duas vasilhas pequenas que caiba 1 litro d´água mais ou menos e em uma delas vc preenche uns 5cm do fundo dela com o substrato que vc tem dentro do aquário e completa com água desclorificada e com ph de 6,6 por exemplo. Na segunda vasilha vc põe apenas a mesma água que colocou na primeira, com ph 6,6 desclorificada.
Depois de uns 4 dias, meça o ph da água nas 2 vasilhas. Se a água da vasilha que contém seu substrato apresentar um ph maior do que a água da segunda vasilha, significa que este substrato não é neutro e está prejudicando seu sistema.
O mesmo teste pode ser feito com acessórios e demais itens que vc tenha colocado no aquário.
Cuidado com troncos que não sejam de aroeira ou goiabeira.